03/10/07

projecto de estatutos

“Os amigos da escola agrícola”


O ensino agrícola ao longo dos anos, tem sofrido diversas alterações, que pretendem acompanhar as modificações estruturais da agricultura e pecuária nacional, querendo-se assim alguns ajustamentos á realidade social portuguesa e características do tecido económico.

Os leitores destas linhas serão aqueles que atravessaram modificações mais significativas, assistindo a diversas reformas do ensino agrícola a uma velocidade estonteante, um pouco como resultado da nossa integração na C.E. mas também, como estuário de catadupas legislativas, que procuram harmonizar o pulsar das constantes mudanças nas cadeiras do poder, com a importação por vezes desajustada de modelos postiços, para uma realidade virtual, que nada tem a ver com as necessidades da agricultura e pecuária portuguesa.

São disto testemunho a enorme quantidade de licenciados que saem das nossas escolas para um mercado de trabalho inexistente, ou melhor, que não encontram emprego e até nem estágio, porque a linguagem das empresas existentes, não é a mesma dos alunos.
Porventura, dirão os sábios economicistas, que tem de sair mais gente da agricultura portuguesa que irá transitar para os serviços, a quem nós diremos que uma agricultura evoluída carece de gente instruída e que a sair, saiam os menos preparados.

Esta realidade é bem dolorosa porque começou há pouco tempo o esvaziamento, mais ou menos latente, de matrículas no ensino agrícola, o que pode levar ao encerramento de muitas escolas e que a continuar, provocará uma derrocada da muralha, permitindo a invasão de técnicos de outra origens.


Foi esta situação, que nos alertou a todos, metidos nestas coisas da agricultura e imbuídos do espírito que bebemos na nossa querida escola agrícola, que nos levou a querer fundar uma associação, que permita fora do âmbito das organizações de carácter eminentemente político, ajudar a que este panorama se modifique.

Os nossos maiores argumentos, não serão promessas eleitoralistas, que nos poderiam a querer modificar e estabelecer programas, para mostrar trabalho, mas, através do enorme saber que emana da experiência como alunos antigos e profissionais hoje, ajudar a encontrar caminhos novos com menos pedras.

Mesmo que as razões atrás apontadas, não bastassem, o facto de podermos com esta associação reatar antigas e sólidas amizades, faz-nos pensar, por si só, que valerá a pena.

Assim, e até 25 de Junho de 2008, caro amigo da escola agrícola, poderá sugerir modificações ao projecto de estatuto que juntamos, acrescentar o que quiser, pedindo apenas nós que a nossa querida escola agrícola, por ora, combalida por ataques de diversas origens, se restabeleça e lhe agradeça, e, V.Exª sinta que com a sua pequenina ajuda, está a testemunhar que tem memória e que é agradecido a quem o ajudou a ser alguém.

Quinta do Galinheiro, Agosto de 2007


Ante-projecto de estatutos


A 25 de Junho de 2008, proporemos ao mundo agrícola português o primeiro dia formal duma associação, de carácter solidário que se regerá pelos seguintes estatutos:


1 Esta associação denominar-se-á “Os amigos da escola agrícola”


2 Durará por tempo indeterminado


Endereço electrónico os-amigos-da-escola-agricola@hotmail.com
Blogosfera http://os-amigos-da-escola-agricola.blogspot.com





3 Terá como objectivos;

a. Preservar o respeito e a memória e o espírito da escola agrícola.
b. Facilitar e promover a integração profissional dos alunos.
c. Promover a continuidade eterna da escola agrícola
d. Promover o sentido de amizade, honra e bem querer que nos foi ensinado pelos mais velhos.
e. Promover iniciativas que combatam a solidão dos mais velhos.
f. Promover pelo menos um convívio anual com todos os membros e familiares.
g. Promover a angariação de bolsas de estudo para os mais válidos ou merecedores.
h. Promover todas as formas de carácter artístico (pintura, fotografia, desenho, prosa, poesia, música e outras) relacionadas com o meio agrícola e organizar todos os anos uma exposição.
i. Promover, ajudar e incentivar os mais novos na prática da equitação e do rugby.



4 O único critério para eleger todos os corpos sociais será a data de nascimento de cada membro, sendo automaticamente eleito para Presidente o membro vivo mais velho, raciocínio que presidirá á eleição de todos os outros cargos.


5 Estará vedado a qualquer membro a assumpção de qualquer dívida ou receita, em nome da associação, pelo que não haverá, nem poderá haver, qualquer organismo, que estruture algo que canalize fundos, para esta associação.

6 Todos os serviços que algum associado prestar serão a título gratuito e por sua conta e risco.

7 A associação está aberta a qualquer opinião, ideia, ou atitude, desde que respeite a Constituição da República Portuguesa.

8 Poderá ser associado todo aquele que tenha estado matriculado em qualquer escola agrícola então portuguesa.

9 Poderá ser associado todo aquele que já tiver sido professor em qualquer escola agrícola referida no ponto 8.

10 Poderá ser associado todo aquele que já tiver sido funcionário de qualquer escola agrícola.

11 Poderá ser associado todo aquele que preste significativa ajuda ou que pela sua conduta tenha mostrado merecer, desde que proposto por pelo menos dez associados.

12 Em caso de morte, os direitos consagrados para aquele, no universo conferido por esta associação, na qualidade de “amigo da escola agrícola” são automaticamente transferidos para o seu cônjuge,que o passará a representar, exceptuando o exarado no artigo 4, aliás como se depreende da sua redacção.

13 Deixarão de ser associados, todos aqueles que forem expulsos pelos vinte elementos mais velhos, baseados em pressupostos de má conduta ou outra que o justifique.

14 Estes estatutos respeitarão e integrarão como seus, todos os desígnios consagrados pelas leis portuguesas, para organizações do género e serão modificados sempre que a mesma Lei assim mande.



Endereço electrónico os-amigos-da-escola-agricola@hotmail.com
Blogosfera http://os-amigos-da-escola-agricola.blogspot.com

Sem comentários: