11/11/07

Pinheiro da saudade







Foi plantado esta semana, entre o internato e o ginásio, um pinheiro manso que pretende substituir o antigo Pinheiro da Saudade, onde eram realizadas todas as praxes até aos aos anos sessenta e que ficava algures, no topo Norte-Este do campo de futebol. Mesmo nós que frequentamos a Escola Agrícola nos anos setenta ouvimos muitas vezes falar desse pinheiro.

Sempre que algum antigo aluno visitava a escola, ia ver o Pinheiro da Saudade,como forma silenciosa de reviver tempos passados, ritual que queremos restabelecer .



Lista dos instaladores do Pinheiro da Saudade:


Tomás Ferreira (Santarém)
Augusto Graça (Coimbra eSantarém )
Papa-Natas Santarém
Borges Coelho (Tchivinguiro e Santarém)
Coimbra Dias (Vila Pery e Santarém)
Macedo (Santarém
São (Coimbra e Santarém )
Fernando Moreira (Tchivinguiro)
Carlos Cardoso (Èvora )
Nuno Marques Coimbra
Vasco Oliveira (Santarém)
Carlos Santos (Coimbra e Santarém )
Santos Pereira (Santarém )
António Charrua (Évora e Santarém)
Manuel Serrano de Matos
(e mais dois que não conseguimos identificar)

Na estrutura que o protege vai ser colocado um livro de presenças, dentro duma caixa de correio aberta, para que quem quiser escreva que por lá passou. Essa folha de presenças, aparecerá aqui , logo na semana a seguir a que tenha sido modificada e sempre que ocorra. Assim, se alguém assinar esse livro e escrever qualquer coisa, poderá vir aqui a este Blog, olhar para a sua própria escrita. Torna-se óbvio que essas páginas, serão religiosamente guardadas e um dia serão a história de "Os amigos da escola agrícola".

O Carlos Santos disse que se o Pinheiro da Saudade vingasse, pagava um almoço a todos os colegas que quisessem e o Papa-Natas acabou por dizer que pagaria o jantar.
Lembramos que daqui a cento e tal anos a copa deste pinheiro abrigará e defenderá do Sol uma placa que se localiza a Este dele a cerca de 7 metros,onde está o nome de um dos grandes obreiros do complexo desportivo e servirá de portão paisagístico ao ginásio Professor Gameiro. Aliás este canteiro, poderia muito bem ser o local ideal para prestarmos as homenagens que devemos.

2 comentários:

Mario Duarte disse...

Como gostaria de aí colocar o meu nome. Acho uma ideia brilhante e ainda mais que foi tirada da cachola de individuos do meu tempo " Salsicha" como era conhecido. Um dia se tiver a dita eu ir a SAntaré...

saudade, amizade e gratidão disse...

os-amigos-da-escola-agricola@hotmail.com